Meia centena de reitores e representantes governamentais internacionais reúnem-se, em Coimbra, nos próximos dias 3, 4 e 5 de novembro, para discutirem a Autonomia Universitária e Governação Institucional.

A iniciativa é organizada pela Universidade de Coimbra (UC) em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e tem início pelas 13 horas (dia 3 de novembro), no Auditório da Reitoria da UC.

Queremos partilhar e transferir as boas práticas existentes

Este debate alargado insere-se no projeto ATHENA, um projeto promovido pela Associação Europeia de Universidades (European University Association – EUA), com o apoio do Programa TEMPUS, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento, reforma e modernização dos sistemas de ensino superior dos países da Europa de Leste, designadamente, Arménia, Moldávia e Ucrânia.

Na prática, explica a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Margarida Mano, «queremos partilhar e transferir as boas práticas existentes para promover reformas eficientes e eficazes na governação e no financiamento do ensino superior dos países parceiros. O projeto ATHENA aposta em abordagens inclusivas, visando melhorar a qualidade e a relevância dos sistemas de ensino superior destes países e aumentar a sua convergência voluntária com os desenvolvimentos na União Europeia».

Por seu lado, o Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Paulo Sanches, sublinha que «embora o nosso modelo atual de governação partilhada, com o envolvimento ativo das entidades da comunidade, seja ainda relativamente recente, já nos é possível partilhar aqueles que consideramos ser os seus aspetos mais positivos bem como as nossas experiências. Esperamos, assim, contribuir para uma mais rápida, eficaz e eficiente reforma dos sistemas de ensino superior nestes países.»

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »