Investigação da UC descobre como se encaixam as peças do puzzle do desenvolvimento do sistema nervoso

Ago 8, 2019

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Rui Costa e Ramiro Almeida
Os investigadores do CNC/UC, Rui Costa e Ramiro Almeida.
Fotografia: © DR

Uma equipa de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) decifrou um importante mecanismo de regulação do desenvolvimento do sistema nervoso. A descoberta sobre como se encaixam as peças desse complexo puzzle – objeto do artigo “Synaptogenesis Stimulates a Proteasome-Mediated Ribosome Reduction in Axons”, recentemente publicado na prestigiada revista cientifica Cell Reports – pode abrir caminho a novos estudos sobre as lesões da medula e doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica.

A investigação – conduzida pelo CNC-UC, em parceria com a Universidade de Cornell (EUA), o Instituto Italiano de Tecnologia (Itália) e a Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul) – permitiu perceber como o processo de sinaptogénese leva ao desaparecimento dos ribossomas durante a maturação dos axónios. Para compreender os conceitos científicos complexos de cada uma dessas peças –  sinaptogénese, ribossoma ou axónio – importa, antes de mais, entender como o puzzle funciona. Os nossos neurónios são divididos em três estruturas: corpo celular, dendrites e axónio. Este último funciona com um canal de comunicação dos neurónios, permitindo o contacto com outros neurónios ou outras células do nosso corpo, através de uma estrutura especializada designada de sinapse, que permite a transmissão de informação entre as células nervosas. Durante o desenvolvimento do sistema nervoso, os neurónios passam por um processo de maturação, no qual ocorrem transformações significativas ao nível do axónio: uma dessas modificações é a alteração do número de ribossomas (pequenas estruturas que funcionam como máquinas de produção de proteínas).

Ora, no estudo publicado na Cell Reports, a equipa de investigadores coordenada pelo CNC-UC revela o porquê de os axónios perderem parte dos seus ribossomas após o processo de maturação. “Este trabalho pretendeu identificar os mecanismos que regulam essa alteração, visto que, de uma forma até agora não entendida, após a maturação dos axónios, o número de ribossomas nos axónios é reduzido”, explica o líder da equipa de investigação, Ramiro Almeida (também professor na Universidade de Aveiro).

O estudo utilizou modelos animais e celulares e, em ambos os casos, foi observado que a formação de novas sinapses era responsável pela redução do número de ribossomas nos axónios. A equipa de investigadores acredita que este decréscimo, após a maturação dos neurónios, ocorre devido a uma menor necessidade de formação de novas proteínas. E descobriu que esta redução é mediada pelo sistema de ubiquitina-proteossoma (responsável pela degradação de componentes celulares). “Como já foi referido, após a formação da sinapse observámos sempre que o número ribossomas diminuía. Ao investigar o porquê, descobrimos que um sistema de degradação de proteínas existente nas nossas células, o sistema ubiquitina-proteossoma, era o responsável pela eliminação e consequente redução do número de ribossomas nos axónios. Um processo  induzido pela formação de novas sinapses”, refere Rui Costa, também investigador do CNC-UC e primeiro autor do estudo.

Estas conclusões poderão ter um impacto relevante no estudo de lesões vertebro-medulares, referem Ramiro Almeida e Rui Costa. “Estudos de outros grupos de investigação mostraram que numa situação de lesão neuronal, entre muitos outros processos, o número de ribossomas nos axónios aumenta, e estes comportam-se de maneira semelhante aos axónios imaturos. O nosso estudo mostra qual o mecanismo de regulação dos níveis de ribossomas e a sua importância no desenvolvimento do sistema nervoso. No futuro, a compreensão destes processos – ou de outras peças deste puzzle – poderá ajudar a amenizar os danos destas lesões assim como em doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica”, concluem os investigadores.

Além de Rui Costa e Ramiro Almeida, o estudo “Synaptogenesis Stimulates a Proteasome-Mediated Ribosome Reduction in Axons” contou com a participação dos os investigadores do CNC-UC Helena Martins, Luís Martins, Miranda Mele, Joana Pedro e Diogo Tomé, e foi financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo COMPETE 2020, pela Fundação pela Ciência e Tecnologia (FCT), pelas Marie Curie Actions e pelo NIH.

CNC/UC