Investigação da UC distinguida

21 junho, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

O projeto DENSER, desenvolvido por Bernardete Ribeiro, Filipe Assunção, Nuno Lourenço e Penousal Machado, investigadores do Centro de Informática e Sistemas (CISUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguido com uma menção honrosa nos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos anualmente pela revista Exame Informática.

A cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer na próxima terça-feira, dia 26 de junho, pelas 16 horas, no auditório da AESE Business School, em Lisboa.

O DENSER – acrónimo de Deep Evolutionary Network Structured Representation (https://cdv.dei.uc.pt/denser/) – é um novo algoritmo de inteligência artificial que apresenta uma abordagem vanguardista para automatizar processos de aprendizagem no campo da visão computacional e pode vir a revolucionar a forma de responder ao problema de classificação do conteúdo de imagens.

Desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), este novo algoritmo destaca-se das abordagens convencionais por não exigir intervenção humana, por não usar conhecimento prévio sobre o domínio e por ser uma solução de baixo custo.

Cristina Pinto