Investigador da FEUC publica estudo sobre contratação coletiva em Portugal

O estudo já foi objeto de discussão pública em Washington, nos Estados Unidos da América.

06 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O professor catedrático convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), John T. Addison acaba de publicar um estudo sobre o papel da contratação coletiva como instrumento de flexibilização macro e microeconómica.

O investigador da FEUC desenvolveu o estudo que foi encomendado para o Departamento de Estudos Económicos do Fundo Monetário Internacional (FMI). De acordo com o diretor do Grupo de Estudos Monetários e Financeiros (GEMF) da FEUC, o objetivo passou por saber por exemplo, se os “acordos coletivos, isto é, celebrados entre sindicatos e entidades empregadores, devem ser alargados a indivíduos e trabalhadores que não estejam sindicalizados”. Paulino Teixeira esclarece que estes “mecanismos de extensão” são abordados no estudo agora publicado, “até com exemplos da realidade portuguesa e com a trajetória do País nos últimos anos”, tendo sido feita uma comparação com Espanha e outros países do Sul da Europa. Mas não só. O docente da FEUC conta que, sendo um assunto “muito relevante para entidades como o FMI ou a OCDE”, tentou-se saber “em que medida os vários países se diferenciam”, numa escala europeia e também norte americana.

Paulino Teixeira releva ainda que o documento se debruçou sobre questões relacionadas com “a forma como as relações na empresa, entre trabalhadores e gestores, pode ser útil na condução de políticas que possam garantir um maior crescimento da produtividade”. No entender do diretor do GEMF, estas políticas podem ser úteis para “garantir a sustentação do emprego, uma situação de importância na atual conjetura”.

O documento de trabalho encontra-se disponível na página do GEMF da FEUC, aqui.

John T. Addison