Investigador da UC nomeado Membro Honorário do prestigiado British Antarctic Survey

José Xavier é coordenador de projetos científicos na Antártida no British Antarcitc Survey e na Universidade de Coimbra

01 dezembro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | José Xavier

Portugal tem estado muito ativo na investigação polar há vários anos. José Xavier, investigador da Universidade de Coimbra (UC), é um dos cientistas polares nacionais com maior produção científica sobre as regiões polares e acaba de ser nomeado “Membro Honorário” do prestigiado instituto British Antarcitc Survey (BAS): https://www.bas.ac.uk/profile/jose-xavier/.

David Vaughan, Diretor de Ciência do British Antartic Survey, que endereçou o convite ao investigador da UC, refere que “é um grande prestígio em pretender reconhecer e evidenciar a contribuição feita por um número restrito de indivíduos-chave, como o Doutor Xavier, para a ciência, operações e inovação científicas do British Antarctic Survey, que muito tem colaborado”.

«O British Antarctic Survey está muito orgulhoso com esta nomeação do José Xavier para Membro Honorário em reconhecimento desta nossa colaboração a longo prazo, que se pretende que se estenda no futuro», frisa David Vaughan.

José Xavier, de 40 anos, coordenador de projetos científicos na Antártida no BAS e na UC, sublinha que «este reconhecimento internacional reflete o resultado de muitos anos de trabalho no British Antarctic Survey».

Para o investigador da UC, «trabalhar num instituto que lidera a investigação polar ao nível mundial é um orgulho e levar jovens investigadores Portugueses regularmente a Cambridge, para trabalharem com alguns dos melhores cientistas, continuará a ser uma das minhas prioridades».

A colaborar com mais de 10 países de todo o mundo e com publicações regulares de artigos científicos em jornais de ciência de referência, como Nature, Global Change Biology ou PLOSone, José Xavier trabalha com o British Antarctic Survey desde 1997, tendo feito o seu doutoramento neste instituto (e na Universidade Cambridge, Reino Unido) e o seu pós-doutoramento.

Atualmente é também investigador convidado do British Antarctic Survey, assumindo a coordenação do programa de monitorização CEPH-BAS com outros colegas britânicos. Trata-se de um programa que avalia a ecologia alimentar de pinguins, focas, albatrozes e outros numerosos predadores da Antártida.

O British Antarctic Survey, localizado em Cambridge, desenvolve e coordena investigação interdisciplinar de qualidade internacionalmente reconhecida nas regiões polares. Este instituto faz parte da Natural Environment Research Council (NERC) e possui mais de 400 pessoas, trabalhando conjuntamente para produzir ciência nas regiões polares para avançar na compreensão destas regiões no nosso planeta Terra.

Opera 5 estações científicas, 2 navios e 5 aviões na Antártida e tenta responder a questões de importância global e regional. A investigação realizada no BAS envolve projetos científicos com mais de 120 colaborações nacionais e internacionais, incluindo com Portugal.