Investigador da Universidade de Coimbra nomeado para o Prémio “Nação Inovadora”

As votações para o prémio Nação Inovadora decorrem até 13 de novembro.

23 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© DR

Pedro Miguel Cruz, docente e investigador do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (UC), foi selecionado para o Prémio “Nação Inovadora”, promovido pelo Expresso, SIC Notícias e Audi.

De acordo com o regulamento (http://www.nacaoinovadora.pt/termos), o prémio visa «firmar o valor que a inovação, as novas ideias, o pioneirismo têm para o desenvolvimento de Portugal.»

Pedro Miguel Cruz integra uma lista de 25 talentos nomeados por cinco embaixadores nacionais. Agora cabe ao público eleger os seus favoritos. A votação decorre até ao próximo dia 13 de novembro no site criado especificamente para o prémio: http://www.nacaoinovadora.pt/nomeados/perfil/1028/pedro-miguel-cruz.

Os três talentos mais votados serão, posteriormente, avaliados por um júri composto pelos cinco embaixadores, por representantes da Audi, da SIC Notícias e de entidades públicas e privadas da área da Inovação.

é uma consequência de todo o espaço e liberdade que me deram para criar

O trabalho de Pedro Miguel Cruz, especialista em visualização de dados, tem sido reconhecido em todo o mundo. Em 2010, o projeto “Visualizing Empires Decline” foi distinguido no SIGGRAPH Computer Animation Festival de Los Angeles.

Em 2011, o trabalho “Visualização do Tráfego de Lisboa” recebeu uma menção honrosa do MiniMax Mapping Contest da École Polytechnique Fédérale de Lausanne e foi exibido na exposição “Talk to Me” do MoMA (Museum of Modern Art, NY).

Em 2013, o Corriere della Sera indicou o investigador do Centro de Informática e Sistemas da UC como um dos 10 mais influentes Designers de Visualização no mundo.

Para o também docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a sua nomeação para o prémio “Nação Inovadora” «é uma consequência de todo o espaço e liberdade que me deram para criar no CDV do CISUC (Computational Design and Visualization Lab), em especial pelos Professores Penousal Machado e João Bicker, assim como de toda a inspiração criativa que recebi no contexto da minha docência nos cursos de Design e Multimédia da UC.»

Partilhe