a carregar...

Investigadora da UC nomeada para organização internacional dedicada à Meteorologia Espacial

Jun 11 • Sem comentários em Investigadora da UC nomeada para organização internacional dedicada à Meteorologia Espacial

Teresa Barata pretende "criar uma rede de investigadores portugueses dedicados a esta matéria, de forma a potenciar atividades científicas e de disseminação e divulgação para o público em geral".

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someone

Teresa Barata UC
Fotografia: © DR

Teresa Barata, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser nomeada representante de Portugal na International Space Weather Initiative (ISWI), organização científica internacional dedicada à Meteorologia Espacial.

é uma motivação para continuar a desenvolver projetos e trabalhos no âmbito do CITEUC

Enquanto representante da ISWI, a investigadora, que foi nomeada pelo diretor executivo, Nat Gopalswamy, do “Salar Physics Laboratory” NASA/GSFC, pretende «criar uma rede de investigadores portugueses dedicados a esta matéria, de forma a potenciar atividades científicas e de disseminação e divulgação para o público em geral. Um dos objetivos desta rede será, também, aumentar a visibilidade dos investigadores portugueses e apoiar parcerias nacionais e internacionais».

Por Meteorologia Espacial «entende-se a monitorização, estudo e previsão de fenómenos provocados pela interação entre a atividade solar e Terra. Estes fenómenos têm impacto em atividades económicas e societais, tais como navegação aérea, distribuição de redes elétricas, entre outros», explica a também cientista do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC).

Esta nomeação «é uma honra para mim e é o resultado de um trabalho pouco visível para o grande público mas que representa o esforço de uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra, numa área científica de relevância notória nos próximos anos», afirma Teresa Barata, acrescentando que, ao nível individual, «é uma motivação para continuar a desenvolver projetos e trabalhos no âmbito do CITEUC e na Universidade de Coimbra e uma oportunidade de aumentar os meus conhecimentos científicos nesta área».

O ISWI é um programa de cooperação científica internacional, com o objetivo de promover e disseminar atividades de Space Weather (meteorologia espacial) para fins científicos e público em geral.

 

Nota de Imprensa: Cristina Pinto

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo