a carregar...

Duas equipas de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), lideradas por Isabel Carreira, Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo, venceram os prémios “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” e “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” no 14º Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, que decorreu em Aveiro.

O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” foi atribuído ao estudo “Signaling pathways and genes in head and neck cancer”. Integram a equipa os investigadores Ilda Patrícia Ribeiro, Luísa Esteves, Francisco Marques, Leonor Barroso, Francisco Caramelo, Joana Barbosa de Melo e Isabel Carreira.

Este trabalho resulta de uma estreita colaboração entre o Laboratório de Citogenética e Genómica, o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), o Departamento de Medicina Dentária e o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI), unidades integrantes da FMUC, e o Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” foi atribuído ao projeto “Mecanismos moleculares subjacentes à eficácia clínica do rádio-223 no carcinoma da próstata”, coordenado cientificamente pelos docentes Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo.

O estudo envolve o Instituto de Biofísica e o Laboratório de Fisiologia do IBILI e o CIMAGO, da FMUC, o Serviço de Urologia e Transplantação Renal e o Serviço de Medicina Nuclear do CHUC. A equipa é constituída pelos investigadores Inês Marques, Ana Margarida Abrantes, Paulo Matafome, Edgar Tavares-Silva, Hugo Antunes (autor responsável pela apresentação do trabalho na forma de comunicação oral) e Gracinda Costa.

 

Cristina Pinto

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo