Investigadores da UC distinguidos com prémio internacional

Joaquim Murta, Miguel Castelo Branco e Andreia Rosa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foram distinguidos com o Prémio Obstbaum 2017.

17 abril, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Carina Monteiro

Joaquim Murta, Miguel Castelo Branco e Andreia Rosa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foram distinguidos com o Prémio Obstbaum 2017, atribuído pelo Journal of Cataract & Refractive Surgery, da Sociedade Americana e da Sociedade Europeia de Cirurgia de Catarata e Refrativa.

Este prémio distingue os autores do melhor artigo original publicado no ano, votado pelos editores do jornal.

O artigo, intitulado “Functional magnetic resonance imaging to assess neuroadaptation to multifocal intraocular lenses”, faz parte do estudo NECSUS (NEuroadaptation after Cataract and Refractive Surgery Study), que tem como objetivo desenvolver e comparar diferentes tipos de lentes multifocais, para descobrir as caraterísticas das lentes que causam menos disfotópsias (encadeamento, brilho ocular, riscos estrelados) e estão associadas a maior qualidade visual.

Para os investigadores, receber este prémio “é uma honra enorme, já que se trata de um prémio atribuído pelos editores, que leem milhares de artigos por ano e selecionam apenas alguns para publicação. O facto de ter sido selecionado pelos editores como o melhor artigo do ano de 2017 é simplesmente fantástico”.

Cristina Pinto