Mar 17, 2015

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

neuróniosrato
Neurónios do hipotálamo de um rato (a vermelho) com um marcador de autofagia (a verde)

Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), liderada por Cláudia Cavadas, descobriu um novo mecanismo que explica a forma como a diminuição do consumo de calorias atrasa o envelhecimento. O estudo foi publicado na última edição da revista norte-americana Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

A investigação do CNC descreve um mecanismo inédito que explica que a redução de calorias aumenta a molécula ‘neuropeptídeo Y’ (NPY), a qual é responsável por estimular a “reciclagem celular”. O grupo estudou esta “reciclagem celular”, chamada de autofagia, nos neurónios de uma zona cerebral responsável pelo envelhecimento do corpo, o hipotálamo.

Os resultados sugerem que a redução de calorias, em percentagens de 20% a 40%, sem se prescindir de nutrientes, pode atrasar o envelhecimento em ratinhos, por aumentar a produção de NPY que estimula, por sua vez, a autofagia no hipotálamo.

A líder do grupo de investigação, Cláudia Cavadas, sublinha que «este estudo, realizado durante cerca de três anos no CNC e que envolveu vários investigadores, mostra, pela primeira vez, que o NPY no hipotálamo é um elemento fundamental para que ocorra um aumento da autofagia induzida pela restrição calórica».

Apesar de a comunidade científica já possuir o conhecimento de que a diminuição de calorias atrasa o envelhecimento, o grupo de investigação do CNC descobriu que o NPY explica como esse atraso ocorre no hipotálamo, e é nesta molécula que poderá estar a chave para combater os impactos negativos do envelhecimento.

Equipa_CNC

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Mariana Botelho, Célia Aveleira e Cláudia Cavadas

Redes Sociais

Um comentário a Investigadores da Universidade de Coimbra explicam impacto das calorias no envelhecimento

1. Virgínia Ferreira diz:

Se a equipa que realizou esta investigação é constituída apenas por investigadoras, pergunto-me a razão pela qual a UC adota o masculino para se referir a essa mesma equipa – Porquê “investigadores….”? Essa má prática invisibiliza o papel das mulheres na produção de conhecimento científico e dá continuidade às representações de que as grandes conquistas científicas foram e continuam a ser obra do “homem”.

« »