Investigadores do CES apresentam resultados sobre educação inclusiva

O colóquio tem lugar a nove de julho no Centro de Estudos Socias da Universidade de Coimbra

07 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O ensino é o tema principal do colóquio “Educação, Comunicação e Direito: formação, pensamento pedagógico e experiências”. O objetivo é refletir sobre “uma educação que esteja mais próxima das pessoas necessitadas e sedentas de justiça”,  afirma Zéu Palmeira Sobrinho, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES).

Durante o colóquio vão ser apresentados resultados das pesquisas de três pós-doutorandos do CES. Após as apresentações vai haver ainda espaço para debate com a comunidade académica sobre o tema.

A programação do colóquio conta com a apresentação do professor da Universidade Federal de Pernambuco, Gildemarks Costa e Silva, que aborda o tema da educação na América Latina. Vai também marcar presença o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Itamar Nobre,  que vai apresentar o resultado da sua pesquisa sobre a formação de um pensamento crítico de jovens sobre o discurso mediático. O investigador pretende permitir que os alunos produzam “o seu discurso e revelem a essência do que é o seu espaço comunitário, em contraposição do discurso oficial e hegemónico dominante”. A terceira apresentação está a cargo de Zéu Palmeira Sobrinho, também professor da UFRN, que vai relacionar a educação com o direito.

O colóquio vai ter lugar na Sala 1 do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no dia 9 de junho a partir das 09h30.

A programação pode ser consultada aqui.

[sublimevideo settings=”youtube-id:o2utQZpmitM” width=”600″ height=”338″]

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.