Investigadores do CNC-UC promovem atividades digitais no âmbito do Dia da Alimentação

08 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

De 12 a 23 de outubro de 2020, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) promove, em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), atividades em formato digital no âmbito do Dia da Alimentação, que se assinala no dia 16 de outubro.

As atividades, no âmbito do tema “Alimentação Saudável Importante em Tempos de Pandemia”, vão ter duas diferentes abordagens. A primeira irá contar com investigadores do CNC-UC, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), e de institutos dos Estados Unidos da América e da Índia, a discutir o seu trabalho, sobre a importância da nutrição na saúde, junto da comunidade científica. Estas palestras, que vão decorrer em inglês, na plataforma Zoom, estar disponíveis a toda a comunidade científica, incluindo alunos de mestrado e doutoramento, fora e dentro de Portugal.

Vão também ser dinamizadas sessões para o público em geral, incluindo escolas. Os investigadores envolvidos vão gravar breves palestras, em português, reforçando a importância para temas relacionados com a alimentação, como distúrbios alimentares, obesidade, exercício físico, diabetes, a nutrição e a gravidez, entre outros.  Os links das apresentações serão partilhados nas redes sociais do CNC-UC, e para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente para Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

“Mais do que nunca é de extrema importância sensibilizar as pessoas para uma alimentação equilibrada e saudável, para o combate à obesidade e diabetes. Estas doenças, que continuam em grande crescimento em Portugal, apresentam alta incidência mesmo em crianças e jovens. Pessoas com estas doenças estão em grande risco de apresentarem sintomas mais graves e terem mais complicações se forem infetados pelo COVID-19”, refere Eugénia Carvalho, líder de grupo no CNC-UC e uma das coordenadoras da iniciativa.

Além de Eugénia Carvalho, as atividades são coordenadas por Cláudia Pereira, investigadora do CNC-UC e da FMUC, e Raquel Soares, Professora na FMUP e investigadora no i3S. A iniciativa conta com o apoio da FMUP, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UP, do i3S e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), bem como da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC.

CNC-UC