Jardim Botânico e Museu da Ciência promovem iniciativa “Astronauta por um dia”

17 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Jardim Botânico e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) promovem na próxima sexta-feira, dia 19, o ateliê e visita-guiada “Astronauta por um dia”, uma iniciativa evocativa do 50.º aniversário da chegada do Homem à Lua, dirigida a crianças-estudantes do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano de escolaridade).

O objetivo da ação é promover o conhecimento e a criatividade dos jovens participantes, alertando-os para a importância da reutilização, da sustentabilidade, das plantas e das atividades dos jardins botânicos e museus de ciência, ao mesmo tempo que se celebram os 50 anos do aniversário da chegada do Homem à Lua. Ao ateliê no Jardim Botânico da UC (onde os participantes serão convidados a construir um “fato espacial), seguir-se-à uma visita ao Museu da Ciência da UC (onde poderão conhecer primeiros documentos sobre a observação e desenho científico da Lua).

A iniciativa – com entrada gratuita, mas lugares limitados e inscrição obrigatória através do 239 855 215 – tem início às 14h30 de sexta-feira e a duração prevista de 90 minutos. O ponto de encontro é o Portão da Rua do Arco da Traição. E os participantes menores devem ser acompanhados por um adulto e trazer duas garrafas de plástico de 1,5 litros e uma caixa de sapatos (para construir o “fato espacial”).

Rui Marques Simões