Jean-Louis Laville na FEUC para falar sobre “Economia, democracia y solidaridad. Desafios actuales”

09 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

“Nas sociedades democráticas contemporâneas a economia tornou-se um mundo à parte, dominado por grupos de interesses e modalidades organizativas fechados às exigências democráticas da participação e do escrutínio público. E, no entanto, persistem ou reemergem por toda a parte, embora frequentemente invisibilizadas, iniciativas económicas que escapam ao domínio deste mundo auto-regulado. Estas iniciativas podem ajudar a ampliar as margens do espaço público contrariando o domínio de uma economia que despreza a democracia e a solidariedade”.

A partir daqui, o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL CES) e a Associação Portuguesa de Economia Política (Núcleo da Região Centro) organizam na segunda-feira, 11 de novembro, a conferência “Economia, democracia y solidaridad. Desafios actuales”.

O evento conta com a participação do economista e sociólogo Jean-Louis Laville. Professor catedrático do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) e coordenador europeu do Instituto Karl Polanyi de Economia Política, Jean-Louis Laville é membro fundador e secretário geral da rede europeia EMES e da Rede de Pesquisadores Latino-Americanos sobre Economia Social e Solidária (RILESS). É ainda diretor de investigação no Collège d’Etudes Mondiales de Paris onde coordena um programa de investigação sobre Democracia e Economia Plurais. Dirige várias coleções de livros em França – Sociologie Economique, Solidarité et Société e Poiesis & Praxis – e é um dos membros do corpo editorial do Dicionário Internacional da Outra Economia, publicado em Portugal, em 2009, pela coleção CES-Almedina.

Laville

Programa:
14h00 – Conferência de Jean-Louis Laville: Economía, democracia y solidaridad. Desafíos actuales
15h15 – Comentários de João Rodrigues (FEUC/CES) e Pedro Hespanha (FEUC/CES), seguidos de debate
16h15 – Apresentação do livro “Theory of Social Enterprise and Pluralism: social movements, solidarity economy and the global south” com a presença dos coordenadores Philippe Eynaud (IAE, Paris I), Jean-Louis Laville (CNAM) e Luciane Lucas dos Santos (CES)
17h00 – Encerramento

FEUC