João Caraça eleito Presidente do Conselho Geral da UC

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é composto por 35 elementos, entre professores e investigadores, estudantes, funcionários e personalidades externas, cooptadas pelos elementos internos eleitos pelos seus pares.

13 março, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

João Caraça é o novo Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG – UC). A eleição decorreu hoje, 13 de março, de acordo com os Estatutos da Universidade.

João Caraça integra a lista das 10 personalidades externas de reconhecido mérito cooptadas para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Completam a lista Esmeralda Dourado, Fernando Lopes da Silva, João Ataíde das Neves, José Carlos Lopes Martins, José Cacho, José Garcia, Pilar del Rio, Maria Pereira e Rui dos Santos Ivo (Notas Biográficas).

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é composto por 35 elementos: 18 professores e investigadores, 5 estudantes e 2 funcionários, escolhidos pelos seus pares, e 10 personalidades externas cooptadas pelos elementos internos eleitos.

São competências do Conselho Geral a eleição do Reitor, a sua eventual substituição ou destituição. Sob proposta do Reitor, o Conselho Geral é responsável por aprovar as linhas gerais de orientação da Universidade, designar o Provedor do Estudante, fixar o valor das propinas, ou deliberar sobre a criação, transformação, fusão ou extinção de unidades orgânicas.

O Conselho Geral é um dos três órgãos de governo da Universidade de Coimbra, além do Reitor e do Conselho de Gestão.

joão caraça

João Caraça | Foto: DR