Jorge Buescu convidado a falar sobre o livro “Curvas Ideais, relações desconhecidas e outras histórias da Matemática” no Rómulo

Jan 14, 2019

O evento tem lugar a 16 de janeiro, pelas 18 horas no Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Jorge Buescu - Rómulo

Jorge Buescu é o segundo convidado do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, que o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está a desenvolver no âmbito das comemorações do seu centésimo aniversário.

Na próxima quarta-feira, 16 de janeiro, pelas 18 horas, Jorge Buescu é recebido no Rómulo para falar sobre o seu último livro “Curvas Ideais, relações desconhecidas e outras histórias da Matemática” e ainda sobre a carreira na ciência, educação e divulgação de ciência.

O livro, com prefácio do professor de química e crítico de arte Jorge Calado, contém um conjunto de histórias que apresentam algumas das atuais fronteiras da matemática, convidando os leitores a conhecerem alguns dos maiores enigmas científicos.

A sessão, que será moderada por Carlos Fiolhais é destinada ao público geral, havendo também espaço para diálogo com o autor homenageado.

 

Jorge Buescu nasceu em Lisboa em 1964. Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa, doutorou-se em Matemática na Universidade de Warwick, no Reino Unido. Foi professor do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico durante duas décadas, sendo hoje professor associado com agregação no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É autor de dezenas de artigos científicos e de mais de uma centena de artigos pedagógicos e de divulgação, nas áreas da matemática, física e engenharia.
O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias, Matemática em Portugal, Casamentos e Outros Desencontros, O Fim do Mundo está Próximo? E Primos Gémeos, Triângulos Curvos e Outras Histórias de Matemática são algumas das suas obras para o grande público.
Jorge Buescu foi nomeado Membro Correspondente da Ordem dos Engenheiros e foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, onde pugnou pela ciência e educação matemática. Pertence à direcção da União Internacional de Matemática. É o divulgador da Matemática mais conhecido em Portugal. Em 2001 foi galardoado com o Prémio Rómulo de Carvalho de Investigação e Divulgação Científica.

 

 RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »