José Quitério vence Prémio Universidade de Coimbra 2015

21 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© Tiago Miranda

José Quitério, jornalista, crítico gastronómico e autor, é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2015. O prémio vai ser entregue no próximo dia 1 de março, na sessão solene comemorativa do 725.º aniversário da UC.

Ao longo de 38 anos escreveu crónicas gastronómicas para o jornal Expresso e despediu-se recentemente dos leitores devido a um problema de visão. Como escreveu o próprio numa nota de despedida aos leitores “foram 38 anos de escrita, essencialmente de crítica e crónica gastronómicas, em que o único propósito consistiu em servir o leitor (e a gastronomia) com verdade e honradez”. De acordo com o jornal Expresso, José Quitério “impôs um estilo, mostrou uma isenção e revelou uma capacidade crítica que fizeram dele uma figura de referência na gastronomia portuguesa”. Em janeiro do ano passado José Quitério foi eleito como “Personalidade do Ano na Gastronomia”, nos prémios “Os Melhores de 2013” da revista WINE – A Essência do Vinho.

Além da escrita para imprensa, é autor de diversas obras sobre alimentação e gastronomia portuguesa, tais como,  o “Livro de bem comer: crónicas de gastronomia portuguesa” (1987), “Histórias e curiosidades gastronómicas” (1992) e “Escritores à mesa (e outros artistas)” (2010). Com este último venceu o Prémio “Literatura gastronómica” nos World Cookbook Awards.

A candidatura de José Quitério ao Prémio Universidade de Coimbra foi apresentada pelo jornalista Fortunato da Câmara e apoiada por Álvaro Siza Vieira, André Jordan, António Lobo Antunes, António Mega Ferreira, Artur Santos Silva, Baptista Bastos, Carlos do Carmo, Francisco José Viegas, Francisco Pinto Balsemão, Guilherme de Oliveira Martins, Helena Sacadura Cabral, Joaquim Furtado, José Bento dos Santos, José Carlos Vasconcelos, José Miguel Júdice, Luís Pato, Maria de Lurdes Modesto, Maria do Céu Guerra, Miguel Esteves Cardoso e Rui Vieira Nery.

O Prémio Universidade de Coimbra, patrocinado pelo Banco Santander-Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, distingue uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência.

António Sampaio da Nóvoa, António Pinho Vargas, Maria de Sousa, Julião Sarmento e Luís Miguel Cintra são algumas das personalidades premiadas em edições anteriores.

Mais informação sobre o Prémio UC aqui.