Lançamento da obra “Do Minho ao Mandovi. Um estudo sobre o Pensamento Colonial de Norton de Matos”

Editada pela Imprensa da UC, a obra é lançada na segunda-feira, 10 de abril, na Casa Municipal da Cultura.

07 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

A obra “Do Minho ao Mandovi. Um estudo sobre o Pensamento Colonial de Norton de Matos”, da autoria de Sérgio Neto e editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, é lançada na próxima segunda-feira, dia 10 de abril.

A sessão tem lugar, às 17 horas, na Sala Francisco Sá de Miranda da Casa Municipal de Cultura, estando a apresentação a cargo dos professores Luís Reis Torgal e Armando Malheiro da Silva.

convite-mandovi

Resumo da obra:
A longa vida do general José Norton de Matos (1867-1955) teve na questão colonial, apesar do “Milagre de Tancos” e da sua candidatura à presidência da República, em 1949, um esteio maior. Com efeito, a sua comissão na Índia, onde dirigiu os Serviços de Agrimensura, a sua participação na missão encarregue de delimitar os limites de Macau, assim como os cargos de Governador-Geral e de Alto-Comissário da província de Angola, assinalaram muitos anos de atividade no Ultramar, a que se seguiu a redacção de livros doutrinários e uma vasta colaboração em jornais e revistas. O objetivo deste estudo é seguir o percurso colonial de Norton de Matos, de modo a integrá-lo na sua época. Havendo convivido com a questão ultramarina, ao longo de três regimes políticos, ensaiar-se-á avaliar a sua experiência colonial a partir das linhas de força da Monarquia Constitucional, da Primeira República e do Estado Novo. Importará, pois, estabelecer os pontos de contacto entre os três regimes e explicitar algumas ideias que permearam as suas visões.
Partilhe