Lançamento da obra “Pessoas de Livro. Estudo sobre a personagem” de Carlos Reis

10 julho, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) acolhe, no próximo dia 15 pelas 17h30, o lançamento da obra “Pessoas de Livro. Estudo sobre a personagem”, da autoria de Carlos Reis e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra. A apresentação da obra vai estar a cargo de Frederico Lourenço.

No livro encontram-se reunidos ensaios diretamente relacionados com o projeto de investigação “Figuras da Ficção” do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC, com extensão ao blogue homónimo Figuras da Ficção.

Carlos Reis é professor catedrático e leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. É coordenador do Centro de Literatura Portuguesa. Como professor convidado lecionou em diversas universidades estrangeiras: Salamanca, Wisconsin-Madison, Santiago de Compostela, Massachusetts-Dartmouth, Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul e Univ. do Estado Rio de Janeiro. Dirige a História Crítica da Literatura Portuguesa e publicou mais de uma dezena de livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, reitor da Universidade Aberta (2006-2011) e presidente da European Association of Distance Teaching Universities (2009-2011). É membro da Real Academia Española, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaea. No CLP dirige os projetos Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e “Figuras da Ficção”.