Lançamento da obra Universidade Pombalina. Ciência, Território e Coleções Científicas

11 outubro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na próxima sexta-feira, dia 13 de outubro, vai ser lançada a obra Universidade Pombalina. Ciência, Território e Coleções Científicas, coordenada por Ana Cristina Araújo e Fernando Taveira da Fonseca.

A sessão de lançamento realiza-se às 14h30m, no Anfiteatro III, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A obra é apresentada por José Luís Cardoso.

Tendo por base os textos do programa de conferências realizado, na primavera de 2015, no âmbito do curso de doutoramento em Altos Estudos em História da FLUC, aos quais se agregaram outros trabalhos de investigação afins e enriquecedores da perspetiva historiográfica, esta obra pretende carrear novos dados para a compreensão da inscrição do moderno paradigma científico no quadro estatutário da reforma pombalina da universidade de Coimbra, em 1772.

Ao fazê-lo não só atende à dinâmica da relação entre ciência e universidade em questões de método de ensino e conteúdos ensinados, como também à compreensão da ciência e dos seus campos de aplicação para além do espaço circunscrito em que ela foi praticada e ensinada, privilegiando-se claramente esta segunda perspetiva. Assim é que a reforma pombalina se inscreve num processo que a antecede mas sobretudo se projeta para lá do tempo da sua implantação através da implicação prática do conhecimento científico nas realizações materiais e na visão política da republica, da mudança de paradigma social e da dimensão funcional e memorial das coleções científicas.

convite universidade pombalina

Agenda UC: Cristina Pinto