No dia 16 de outubro, pelas 17 horas, decorre no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (e com transmissão em streaming, via canal youtube da FEUC) o lançamento do livro “Emerging topics in Management Studies“, alusivo aos “30 anos de Gestão na FEUC” e que se insere no vasto programa de iniciativas de abertura do ano letivo da FEUC. Editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, e coordenada por Patrícia Pereira Silva, Susana Jorge e Patrícia Moura e Sá, a obra é apresentada por Paulo Marques, co-fundador da Feedzai. A sessão conta ainda com intervenções do Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, do Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, e da presidente da comissão das comemorações dos 30 anos da Licenciatura em Gestão, Susana Jorge.

A Gestão tem sido objeto de amplas transformações e avanços, que a têm tornado cada vez mais um campo de conhecimento inter e transdisciplinar. O seu âmbito vem-se alargando: das áreas tradicionais – como o marketing, a estratégia, o controlo de gestão, a contabilidade e finanças, a fiscalidade, e as operações – para novos domínios, aprofundando as pontes que estabelece com as ciências comportamentais, a engenharia, a saúde ou a energia, assentes no desenvolvimento de modelos e abordagens tanto qualitativos como quantitativos.

O posicionamento da Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) tem acompanhado estas tendências, dotando os seus estudantes com os conhecimentos e competências essenciais para exercerem com sucesso a sua profissão em diferentes tipos de organizações, em especial empresas e instituições públicas.

No conjunto de capítulos que o compõem, este livro ilustra a evolução verificada nalgumas linhas de investigação em gestão, nas quais os docentes da FEUC têm estado envolvidos, trabalhando frequentemente em conjunto com Colegas de outras instituições, nacionais e estrangeiras, assim evidenciando a abertura da Faculdade ao mundo. Muitos dos tópicos abordados relacionam-se com questões que as organizações já enfrentam ou com as quais se irão confrontar num futuro próximo. O livro apresenta tópicos de investigação inovadores e uma perspetiva aplicada sobre eles.

FEUC