Lançamento do livro “Emerging topics in Management Studies” – 30 anos de Gestão na FEUC

15 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

No dia 16 de outubro, pelas 17 horas, decorre no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (e com transmissão em streaming, via canal youtube da FEUC) o lançamento do livro “Emerging topics in Management Studies“, alusivo aos “30 anos de Gestão na FEUC” e que se insere no vasto programa de iniciativas de abertura do ano letivo da FEUC. Editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, e coordenada por Patrícia Pereira Silva, Susana Jorge e Patrícia Moura e Sá, a obra é apresentada por Paulo Marques, co-fundador da Feedzai. A sessão conta ainda com intervenções do Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, do Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, e da presidente da comissão das comemorações dos 30 anos da Licenciatura em Gestão, Susana Jorge.

A Gestão tem sido objeto de amplas transformações e avanços, que a têm tornado cada vez mais um campo de conhecimento inter e transdisciplinar. O seu âmbito vem-se alargando: das áreas tradicionais – como o marketing, a estratégia, o controlo de gestão, a contabilidade e finanças, a fiscalidade, e as operações – para novos domínios, aprofundando as pontes que estabelece com as ciências comportamentais, a engenharia, a saúde ou a energia, assentes no desenvolvimento de modelos e abordagens tanto qualitativos como quantitativos.

O posicionamento da Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) tem acompanhado estas tendências, dotando os seus estudantes com os conhecimentos e competências essenciais para exercerem com sucesso a sua profissão em diferentes tipos de organizações, em especial empresas e instituições públicas.

No conjunto de capítulos que o compõem, este livro ilustra a evolução verificada nalgumas linhas de investigação em gestão, nas quais os docentes da FEUC têm estado envolvidos, trabalhando frequentemente em conjunto com Colegas de outras instituições, nacionais e estrangeiras, assim evidenciando a abertura da Faculdade ao mundo. Muitos dos tópicos abordados relacionam-se com questões que as organizações já enfrentam ou com as quais se irão confrontar num futuro próximo. O livro apresenta tópicos de investigação inovadores e uma perspetiva aplicada sobre eles.

FEUC