Licenciatura em Jornalismo comemora duas décadas “contra a indiferença”

28 maio, 2015≈ 2 mins de leitura

© DR

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) assinala duas décadas da licenciatura em Jornalismo com a apresentação de um livro, a 29 de maio, pelas 18h30 no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). “20 anos de Jornalismo contra a indiferença” vai ser apresentado por Hugo Gilberto, jornalista na RTP e antigo aluno do curso.

confrontar os estudantes com vozes e perspetivas diferentes

A coordenação e organização da obra esteve a cargo dos docentes Ana Teresa Peixinho, Carlos Camponez, Isabel Vargues e João Figueira. “20 anos de Jornalismo contra a indiferença” reúne 20 textos de várias personalidades nacionais e internacionais que tratam de diversos temas, desde os media à própria sociedade. “Muitos deles [resultam] de palestras e conferências, que foram elaborados nos últimos vinte anos” e, com eles, os organizadores pretendem “confrontar os (…) estudantes com vozes e perspetivas diferentes”, pode ler-se na introdução. A FLUC assinala assim o primeiro curso de Jornalismo em Portugal, dedicando a obra a “todos quanto lutaram e morreram por esse frágil ideal que é a liberdade”.

O momento de apresentação da obra, a cargo de Hugo Gilberto, jornalista na RTP e ex-aluno do curso, pretende também ser um momento de confraternização entre todos os que fazem parte da história desta licenciatura e todos quantos que a eles se queiram juntar.