a carregar...

No dia 24 de fevereiro, pelas 17 horas, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), vai ser apresentado o livro “D. Pedro e D. Inês. Diálogos entre o amor e a morte”, da autoria de Maria Helena da Cruz Coelho e António Manuel Ribeiro Rebelo, com edição da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

A apresentação da obra vai estar a cargo de Nair de Nazaré Castro Soares e Bernardo de Vasconcelos e Sousa.

A famosa trasladação do corpo de D. Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça, em 1361, e a sua deposição no belíssimo túmulo que as gerações posteriores, desde então, têm podido admirar no mosteiro de Alcobaça, têm o seu apogeu num belo e emotivo discurso: o chamado “Sermão nas exéquias de D. Inês de Castro”, obra parenética, de D. João de Cardaillac, arcebispo de Braga, cuja eloquência e oratória lhe haviam granjeado o honroso cargo de orador oficial da corte pontifícia, em Avinhão.

O saber científico aliava-se à proficiência retórica visando justificar, por uma sólida argumentação jurídico-religiosa, a validade do casamento de D. Pedro e a licitude dos seus amores.

A obra D. Pedro e D. Inês. Diálogos entre o amor e a morte apresenta um estudo sobre as implicações e circunstâncias históricas do sermão, bem como a sua edição crítica, acompanhada dos aparatos crítico e de fontes, tradução e comentário filológico, de forma a fornecer um estudo sólido que vai ao encontro das necessidades que especialistas de diversas áreas científicas já tinham manifestado, sem, todavia, descurar os interesses de públicos não académicos.

 

capa pedro e ines

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo