Livro do diretor da Faculdade de Medicina da UC distinguido pela Associação Médica Britânica

04 setembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© FMUC | Carina Monteiro

O livro “Monitoring Detention, Custody, Torture and Ill-treatment: A Practical Approach to Prevention and Documentation” da autoria do diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Duarte Nuno Vieira, em colaboração com Jason Payne-James (do Reino Unido) e Jonathan Benyon (da Suíça), acaba de ser distinguido pela Associação Médica Britânica (British Medical Association) na cerimónia anual (2018 Medical Book Awards  Cerimony) que esta organização promove para premiar os melhores livros médicos publicados em língua inglesa.

Os livros galardoados foram anunciados esta terça-feira, 4 de setembro, num evento realizado no Hall de Cerimónias da Associação Médica Britânica, em Londres. A obra premiada foi publicada em janeiro de 2018 pela CRC Press, do grupo Taylor & Francis, uma das principais editoras internacionais. Trata-se do segundo livro em língua inglesa publicado por Duarte Nuno Vieira, que é também co-autor de duas obras em língua francesa e de nove em língua portuguesa. O livro aborda múltiplos aspetos relacionados com a investigação e documentação de tortura, área à qual o professor e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra tem dedicado uma parte substancial da sua atividade profissional.

LivroDNV

Duarte Nuno Vieira acompanha habitualmente o Relator das Nações Unidas para a Tortura nas múltiplas missões que este realiza por todo o mundo e colabora regularmente com diversas outras organizações internacionais com intervenção neste âmbito, sendo também membro do grupo de peritos do Conselho Internacional de Reabilitação de Vítimas de Tortura. É atualmente um dos peritos médico-legais com maior número de participações em missões internacionais humanitárias nesta área, tendo passado por Iraque, Líbia, Palestina, Sri-Lanka, México, Sérvia, Kosovo, Bósnia-Herzegovina, Nigéria, Tunísia, Marrocos, Gana, Mali, Argentina, Brasil, Uruguai, Indonésia, Papua Nova Guiné, Mauritânia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Grécia, Moldávia, Turquia Egito, Ucrânia, Paraguai, Colômbia, Arménia, Filipinas, Costa do Marfim, Timor-Leste, Quénia, Polónia, Jordânia, etc.

Duarte Nuno Vieira tem promovido igualmente múltiplos cursos de formação profissional neste domínio em países dos cinco continentes. Em Portugal, integra o Conselho Consultivo do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura, que funciona no âmbito do Provedoria de Justiça.