Livro “Ecotoxicology in Latin America” tem como editores investigadores do Centro de Ecologia Funcional da UC

A obra apresenta uma coleção relevante de estudos inovadores focados nos mais importantes assuntos e aplicações de ecotoxicologia, contemplando quer temas clássicos quer temas novos.

24 janeiro, 2017≈ 4 mins de leitura

© DR

Os investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC), Cristiano V. M. Araújo e Cândida Shinn, são os editores e coautores do livro “Ecotoxicology in Latin America”, da Nova Science Publishers. Para além deles, outros três investigadores do CFE, Rui Ribeiro, Matilde Moreira-Santos e José Paulo Sousa,  estão presentes nesta obra que tenta compilar a investigação que tem vindo a ser feita na América Latina ao longo dos últimos anos, nas áreas da ecotoxicologia e avaliação de riscos.

A América Latina é uma das regiões mais diversificadas, mas também mais vulneráveis, do mundo, estando sob contínua pressão antropogénica devido ao aumento dos desenvolvimentos urbano, industrial e agrícola.

Apesar de existirem muitos grupos de investigação a estudar os impactos causados por essas pressões, os resultados e conclusões obtidos por muitos destes estudos têm sido largamente desconhecidos, devido à sua publicação apenas à escala local ou regional.

O livro “Ecotoxicology in Latin America” representa assim o esforço em agregar e partilhar essa investigação, apresentando uma coleção relevante de estudos inovadores focados nos mais importantes assuntos e aplicações de ecotoxicologia, contemplando quer temas clássicos quer temas novos.

A obra pretende ter uma projeção internacional, dentro e fora dos países da América Latina, expandindo as redes de conhecimento, não só entre as equipas latino-americanas que trabalham em temas semelhantes, mas também com equipas de outras regiões.

O objetivo principal é fazer com que a conexão entre os grupos melhore rapidamente o desenvolvimento de métodos e sua aplicação em estudos ecotoxicológicos e em estudos de risco ambiental na região.

Dividido em 34 capítulos, o livro “Ecotoxicology in Latin America” reúne 111 investigadores de 12 países latino-americanos e de 6 países não-latino-americanos.

A obra, essencial para vários setores das ciências ambientais e para diversos atores da nossa sociedade, como estudantes, investigadores ou decisores políticos, encontra-se já disponível para venda Online (https://www.novapublishers.com/catalog/product_info.php?products_id=60512&osCsid=b).

Ecotoxicology in Latin America