Manuel Faria Ensemble apresenta-se pela primeira vez ao público

O concerto tem lugar a 7 de abril na Igreja de Santa Cruz de Coimbra.

05 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Manuel Faria Ensemble vai apresentar-se pela primeira vez ao público num concerto, a 7 de abril, pelas 21 horas, na Igreja de Santa Cruz de Coimbra. O concerto tem como principal objetivo interpretar música sacra dos sécs. XX e XXI.

No concerto vai ser dado particular relevo aos compositores Pe Manuel Faria (1916 –1983) e Pe Maurice Pirenne (1928 – 2008) – compositor holandês com um percurso muito similar ao de Manuel Faria – com estreia de diversas obras dos mesmos, com especial destaque para o “Stabat Mater” (para coro misto e orquestra de cordas em diálogo com o canto gregoriano) deste compositor português, enobrecendo e desenvolvendo também as celebrações do centenário do seu nascimento que decorrem no país e de modo especial na cidade de Coimbra.

O projeto acontece no seguimento da “SACRA XX-XXI” (linha editorial criada no seio do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa – MPmp), inaugurada a 14 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Coimbra, e destina-se, essencialmente, “a dar a merecida visibilidade aos compositores portugueses contemporâneos formados em música sacra”.

O Ensemble concentra sobre si próprio cantores e instrumentistas, respetivamente para a música coral/vocal e instrumental, aliando diversas componentes à sua performance, tais como a investigação, o estudo, a edição e a publicação de partituras.

O novo projeto parte de uma idealizada conjugação de vontades de maestros, diretores de coro e doutorandos em direção (coral), ativos no panorama nacional e internacional musical, com particular destaque para a cidade de Coimbra, sob a orientação artística de Paulo Bernardino.

 

Mais informações sobre o concerto aqui.

 

Notícias relacionadas:

Conheça Manuel Faria, músico e compositor da ópera de homenagem a Coimbra

Centenário de Manuel Faria celebrado em concerto

Partilhe