Dez 22 • Sem comentários em Manuel Gameiro assume coordenação da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da UC

A iniciativa conta, por ano, com cerca de 40 por cento de alunos estrangeiros e, desde a génese, já teve estudantes dos cinco continentes, revelou Manuel Gameiro.

Posse EfS - Manuel Gameiro e João Gabriel Silva
Manuel Gameiro com o reitor da UC, João Gabriel Silva, durante a cerimónia, na Sala do Senado.
Fotografia: © UC | Karine Paniza

Com um “caráter interdisciplinar e multidisciplinar”, a Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra (UC) é um projeto estratégico que reúne várias faculdades e centros de investigação para dar resposta a desafios na área da sustentabilidade energética e desenvolvimento sustentável.

A 22 de dezembro, na Sala do Senado, tomou posse o novo coordenador da iniciativa, Manuel Gameiro da Silva, que sublinhou a importância de ter “pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto” que é a energia para a sustentabilidade.

A EfS não é só tecnologia, também é de pessoas

Das várias competências da Iniciativa, o docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC destaca as “auditorias energéticas, a resolução de problemas de patologias de edifícios” mas também a “implementação de soluções de eficiência energética” ou a verificação da “qualidade do ambiente interior dos edifícios”. Manuel Gameiro revelou que algumas valências da iniciativa já são “competências postas ao serviço da própria Universidade”. “É nossa ambição fazer com que [a energia para a sustentabilidade] seja ainda mais reconhecida e dinamizar a comunidade. A EfS não é só tecnologia, também é de pessoas”, acrescenta.

Atualmente com 13 projetos de investigação em curso, a EfS da UC já finalizou mais de 20 outros projetos. Em 2017, foram concluídos 24 doutoramentos na área e cerca de 70 teses e mestrados. Manuel Gameiro desvendou ainda que está “para breve” a abertura de um curso de ensino a distância, realizado em parceria com a Universidade Aberta.

Marta Costa