Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra abre ao público

A abertura da Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra está marcada para o dia 2 de Julho, a partir das 12 horas, junto ao Portão da Rua da Alegria.

30 junho, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) vai abrir ao público no próximo domingo, dia 2 de julho.

A cerimónia de abertura, que se realiza a partir das 12 horas, no Portão da Rua da Alegria, conta com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e do Diretor do Jardim Botânico, António Gouveia.

A Mata do Jardim Botânico da UC esteve encerrada durante décadas e foi alvo de um projeto de requalificação, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e financiado pelo QREN/+Centro.

O património vegetal desta área de mais de 9 hectares é composto maioritariamente por árvores centenárias, vegetação em crescimento livre e o bambuzal, sendo possível ainda encontrar património edificado, do qual se destacam a Estufa-fria, a Capela de São Bento e a Fonte dos Três Bicos. É também possível ver o antigo Reservatório de águas da cidade e vestígios da Muralha de Coimbra.

Com a abertura da Mata, a Baixa e a Alta da cidade de Coimbra ficam ligadas não só por um caminho pedonal, mas também pela Linha do Botânico, servida por um autocarro híbrido que fará o percurso ascendente entre o portão da Rua da Alegria e o Portão da rua do Arco da Traição.

Nota de imprensa: Cristina Pinto