Medalhados olímpicos em conversa nos EUG Coimbra 2018

24 julho, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Francisca Nunes

Foi dentro do programa dos Jogos Europeus Universitários – European Universities Games (EUG) Coimbra 2018 que se realizou a palestra “À conversa com: a prática desportiva ao mais alto nível”, organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). O encontro contou com a presença de Susana Feitor, Nuno Delgado e Francisco Pimenta, medalhados olímpicos e atletas de alta competição envolvidos no desporto universitário.

Os oradores destacaram o EUG Coimbra 2018 como um marco histórico para a FADU e a maior competição de desporto universitário realizada em Portugal. Nuno Delgado, antigo atleta de judo e medalhado universitário, revela que esta oportunidade é importante e que ajudou a “quebrar a inércia que havia no ambiente universitário desportivo”.

Uma “grande evolução no desporto universitário” é apontada por Susana Reitor, medalhada em marcha. Fernando Pimenta, antigo estudante da Universidade de Coimbra e vencedor do ouro olímpico em canoagem, afirma ser saudável a ligação entre o desporto e a educação superior.

Os três atletas sublinharam a harmonia que se deve criar entre os estudos e as práticas desportivas. Nuno Delgado indica ainda que é necessário haver “universitários de mente aberta e espírito competitivo”.

Ana Francisca Nunes – estudante FLUC