Melhor aluno da 2ª edição “Acertar o Rumo” recebe Prémio do BPI

Dez 2, 2015

O programa “Acertar o Rumo” visa criar uma formação profissional técnica de informática para licenciados com dificuldade em encontrar emprego nas suas áreas de formação original

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Acertar o Rumo 2
Fotografia: © UC | Marta Costa

Ricardo Rodrigues é o vencedor do Prémio de Mérito BPI 2015 – 2ª edição do Programa “Acertar o Rumo”. A cerimónia de entrega vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, pelas 12 horas, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), com a presença do Reitor João Gabriel Silva.

O prémio tem o valor de 2850 euros, correspondente ao valor da propina do curso paga pelos estudantes no momento da inscrição.

Tratou-se simplesmente de refocar a minha área de estudo e trabalhar uma nova área, que sempre me motivou.

Lançado em 2013 pela Universidade de Coimbra e pela iTGROW, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o programa “Acertar o Rumo” visa criar uma formação profissional técnica de informática para licenciados com dificuldade em encontrar emprego nas suas áreas de formação original. A primeira edição teve 100 por cento de empregabilidade.

Professor de físico-química, durante vários anos, no ensino secundário, Ricardo Rodrigues, de 33 anos, natural de Viana do Castelo, decidiu candidatar-se ao programa Acertar o Rumo e voltar a ser aluno: «é verdade que inverti os papéis, mas na realidade durante a atividade como professor nunca deixei de estudar e explorar o conhecimento nessa área e nunca deixei de pensar enquanto aluno. Tratou-se simplesmente de refocar a minha área de estudo e trabalhar uma nova área, que sempre me motivou.»

Terminada a parte letiva, Ricardo vai agora iniciar o seu período de estágio numa das empresas que participam no Acertar o Rumo. «Neste ano de estágio a minha expectativa é experienciar a aplicação destes conhecimentos em contexto profissional e continuar a explorar e aprender novos conhecimentos na área, tornando-me uma mais-valia nos projetos em que estou envolvido. O Programa Acertar o Rumo foi essencial para iniciar esta nova etapa e deu-me as ferramentas base para a minha atividade atual», afirma.

 

Ricardo Rodrigues

Ricardo Rodrigues é o vencedor do Prémio de Mérito BPI 2015

 

 

Programa:

12:00 – Abertura da Sessão
12:05 – ITGROW – Intervenção sobre o Programa Acertar o Rumo
12-10 –  Intervenção sobre o prémio BPI e entrega do prémio, Manuel Ferreira da Silva, Administrador do Banco BPI
 12:20 – Testemunho do Vencedor
12:30 – Pedro Amaro (IEFP) – intervenção sobre a requalificação profissional
12:40 – Reitor da UC

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »