Melhores alunos da licenciatura em Química da Universidade de Coimbra distinguidos

06 abril, 2018≈ 4 mins de leitura

© UC| Marta Costa

Os seis melhores alunos que entraram na licenciatura em Química da Universidade de Coimbra (UC), no ano letivo de 2016/2017, vão ser premiados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), pelo Departamento de Química (DQ) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A sessão vai decorrer no próximo dia 11 de abril, às 16 horas, na Biblioteca do Departamento de Química da FCTUC, no Polo I da UC, e conta com a presença do secretário-geral da SPQ, Adelino Galvão, do diretor da FCTUC, Luis Neves, da diretora do DQ-FCTUC, Teresa Pinho e Melo, do vice-presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Daniel Azenha e da presidente do Núcleo dos Estudantes de Química (NEQ)/AAC, Dora Santo.

Promovido pela SPQ em conjunto com as universidades que lecionam o curso de Química, o prémio «tem o valor da propina de cada universidade e visa incentivar a escolha de Química, uma formação importante para o país, sendo atribuído, no ano letivo seguinte ao da entrada no curso, a alunos que ingressam nesta licenciatura e prosseguem os seus estudos», explica a direção do Departamento de Química da FCTUC.

A cerimónia de entrega do prémio inclui a atuação do Químico-Mágico Filipe Monteiro (http://www.filipelsmonteiro.com/) que irá surpreender o público com a magia da química e a química da magia.

O Departamento de Química da FCTUC tem uma longa tradição científica e de ensino que remonta ao século XVIII e à criação do Laboratorio Chimico, atual Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

É responsável na FCTUC pelas licenciaturas em Química e Química Medicinal e mestrados em Química, Química Medicinal e Química Forense. Oferece ainda Doutoramentos em Química em diversos ramos de especialidade e está envolvido em Programas Doutorais FCT em parceria com outras universidades e indústrias, entre as quais CATSUS (Catalysis and Sustainability), ChemMat (Materials Chemistry of Nanostructured Materials with Optic, Electric and Magnetic Functionalities) e PTNMR PhD (Doctoral Training Program in Nuclear Magnetic Resonance Applied to Chemistry, Materials and Biosciences).

Para além do prémio SPQ/FCTUC, o DQ promove o Prémio Andrade Gouveia para os melhores alunos de mestrado com candidaturas abertas até ao final de abril de 2018.

A Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) é uma das mais antigas e ativas sociedades científicas portuguesas, tendo comemorado o seu centenário em 2011. Para além de juntar e representar as pessoas que em Portugal trabalham nas diferentes áreas da Química, tem, desde a sua fundação, contribuído com a organização de importantes congressos e a edição de publicações periódicas prestigiadas, tanto nacionais como internacionais.

Cristina Pinto