Missa em honra da Padroeira da Universidade de Coimbra

Dez 6 • Sem comentários em Missa em honra da Padroeira da Universidade de Coimbra

A missa tem lugar na Capela de S. Miguel (Pátio das Escolas) pelas 12 horas.

Imaculada Conceição
Fotografia: © UC | Marta Costa

No dia 8 de dezembro vai celebrar-se a missa de homenagem à Padroeira da Universidade de Coimbra, a Imaculada Conceição.

A missa tem lugar na Capela de S. Miguel (Pátio das Escolas) pelas 12 horas.

A Imaculada Conceição é, de acordo com o dogma católico, a conceção da Virgem Maria sem mancha (ou “mácula” em latim) do pecado original.

A relação entre a Universidade de Coimbra e a Imaculada Conceição remonta ao século XVII. Nas cortes de 1646, então reunidas em Lisboa, El-Rei D. João IV tomou a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal. Ordenou igualmente que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Convite Imaculada Conceicao 2017b

Milene Santos