Modificações químicas do Ácido Hialurónico para aplicações em Medicina Regenerativa em aula aberta na FFUC

A iniciativa tem lugar a 27 de julho, pelas 15h00, no Anfiteatro Tomé Pires da Unidade de Ensino e Investigação da FFUC.

21 julho, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

“Modificações químicas do Ácido Hialurónico para aplicações em Medicina Regenerativa” é tema escolhido para aula aberta de Andréa Shimojo.

A iniciativa, que está inserida nas actividades como investigadora visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), tem lugar a 27 de julho pelas 15h00 no Anfiteatro Tomé Pires da Unidade de Ensino e Investigação da FFUC.

A aula é aberta a toda a comunidade e coordenada pela professora Eliana Souto e Maria do Céu Teixeira, do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Para mais informações contacte aqui e aqui.

Andréa A. M. Shimojo formou-se em Bacharelado em Química Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (1993), foi investigadora por 5 anos no Centro de Pesquisas da Empresa Rhodia Brasil S.A. do grupo Rhône Poulanc e por 3 anos no Laboratório Multiusuário da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas, ambos na área de química analítica. É mestre (2011) e doutora (2015) em Engenharia Química também pela Universidade Estadual de Campinas. As suas linhas de investigação estão associadas às modificações químicas de biopolímeros para as áreas cosmético-farmacêutica e médica englobando a produção e caracterização de hidrogéis, esponjas e microagulhas para terapias de viscossuplementação em doenças associadas a cartilagem e viscoaumento para o preenchimento dérmico e terapias de rejuvenescimento. No contexto da medicina regenerativa, sua linha de investigação está direccionada à produção e caracterização do plasma rico em plaquetas e de scaffolds biodegradáveis e biocompatíveis para regeneração celular, especificamente para a cicatrização de feridas, regeneração de lesões ósseas e da cartilagem.

Texto de: Karine Paniza