Mostra de Cinema de Expressão Alemã – KINO regressa ao TAGV

Festival volta a Coimbra para quinta edição. Filmes vão ser exibidos entre 14 e 16 de fevereiro.

29 janeiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Vittorio Aranha

Uma produção do Goethe Institut em parceria com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), a Mostra de Cinema de Expressão Alemã – Kino traz a Coimbra uma seleção de obras cinematográficas recentes e de produtores emergentes.

A programadora cultural e de cinema, Corinna Lawrenz, define a mostra como “uma oportunidade única”. Na Kino “encontram-se filmes que não se encontram em lugar nenhum”, continua a produtora. Corinna Lawrenz destaca a exibição de filmes que fogem ao roteiro comercial e abordam conteúdos políticos.

encontram-se filmes que não se encontram em lugar nenhum

A organização do evento tem visto um público estável acompanhar as edições. Para Corinna Lawrenz, tal deve-se aos temas que dialogam com as diferentes realidades da juventude na atualidade. “Procuramos dar um panorama vasto daquilo que acontece na cinematografia alemã”, completa.

Ao apresentar as produções da edição de 2018, a programadora cultural e de cinema realça a presença de três novos realizadores na mostra deste ano. É o caso de Soleen Yusef com o filme “Casa Sem Teto”, uma obra que “diz muito sobre a Alemanha hoje em dia e nem sequer é rodado na Alemanha”. Para Corinna Lawrenz, o filme é um exemplo da internacionalização e da capacidade transcultural cinematográfica.

Coimbra recebe pela primeira vez sessões do Cinema em Família como parte da mostra. Trata-se de uma extensão do festival que conta com animações para os mais jovens, sem diálogos ou legendas.

A maior expectativa para o evento, de acordo com a produtora, é a de que o público consiga identificar-se com os filmes selecionados, seja ao achar a cinematografia especial ou relacionar-se com um tema. O objectivo é o de que as pessoas “encontrem algo novo”.

Pode conhecer a programação completa aqui.

Vittorio Aranha, estudante da FLUC