Museu da Ciência da UC acolhe a palestra “Iconografia da Companhia de Jesus”

09 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Na próxima quinta-feira, dia 10 de março, pelas 16 horas, tem lugar, no Anfiteatro do Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), a palestra “Iconografia da Companhia de Jesus”, proferida por Maria de Lurdes Craveiro (Faculdade de Letras da UC/Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património).

RESUMO:
A Companhia de Jesus tem sido entendida à luz de uma interpretação que lhe confere uma grande unidade de procedimentos. Assumindo uma pastoral saída da Contra Reforma e das disposições tridentinas, os jesuítas confrontaram-se também com as concorrências religiosas num espaço alargado ao Mundo e desenharam a sua própria estratégia de atuação que, de certa forma, se demarcou das outras ordens religiosas. Seria, assim, legítimo o entendimento de um “estilo jesuítico”, como marca identificadora de um percurso específico que vai ao encontro da afirmação dos valores cristãos com o recurso à imagem adequada e validada por Roma, se a constatação de uma realidade cultural plural (que não se confina ao século XVI) não viesse subverter esta leitura.
A iconografia jesuíta traduz um modelo formal conduzido por uma comunidade apostada no processo de evangelização que começa na Europa e se estende a uma escala planetária. Mas este modelo, que capitaliza a imagem na sua mais alargada e complexa expressão, também dialoga com as outras ordens e absorve, num ciclo comum às dinâmicas das práticas religiosas, as heranças mais inusitadas e, aparentemente, dissonantes às orientações oficiais; “para maior glória de Deus”.

A palestra será seguida de uma visita guiada à Sé Velha. Mais informações, aqui.

Esta palestra surge inserida no ciclo CULTURA CIÊNCIA CULTO pretende dar a conhecer a história desta instituição, seja através de livros e documentos, seja conhecendo os edifícios, as obras de arte ou os testemunhos da ciência que ali se ensinou e que chegaram até nós.

Partilhe