No ano em que a Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AiCei, http://www.aicei.org/pt/) é presidida pela Universidade de Coimbra (UC), o Museu da Ciência organiza um ciclo de conferências dedicadas ao iluminismo.

A primeira realiza-se na próxima quarta-feira, 17 de janeiro, às 17 horas, na Sala Gonçalves Guimarães do Museu da Ciência da UC.

Subordinada ao tema “José Monteiro da Rocha (1734-1819) e a institucionalização da ciência em Portugal ”, a conferência é proferida por Fernando Figueiredo, Doutor em História da Matemática pela Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

Como cientista, académico, administrador e legislador, Monteiro da Rocha elevou a instituição universitária ao mais alto nível, contribuindo, de forma decisiva, para a modernização e internacionalização de novos saberes e competências.

A diretora do Museu da Ciência, Carlota Simões, salienta que a «Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra de 1772, conduzida pelo Marquês de Pombal, transformou o ensino nesta instituição, criando para o ensino experimental das ciências o Laboratório Químico, o Gabinete de Física Experimental, o Museu de História Natural, o Jardim Botânico e o Observatório Astronómico.»

Mais informação disponível: aqui.

 

Cristina Pinto

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »