Museu da Ciência recebe palestra sobre Biologia subterrânea

Fev 3, 2017

Ana Sofia Reboleira vai falar sobre a sua investigação da biodiversidade subterrânea, com ênfase em Portugal mas também noutra regiões do planeta.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

SNM Ana Sofia Reboleira
Ana Sofia Reboleira é investigadora do Departamento de Biologia & Centro de Estudos do Ambiente e do Mar - CESAM, Universidade de Aveiro.
Fotografia: © DR

No próximo dia 8 de fevereiro, às 16 horas, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe a palestra “Biologia subterrânea: ciência e exploração”, proferida por Ana Sofia Reboleira.

A obscuridade perpétua que caracteriza o ambiente subterrâneo reduz significativamente a energia disponível e a sua complexidade, providenciando um inusual modelo para testar hipóteses biológicas.

O meio subterrâneo é hostil e a evolução para a vida subterrânea compreende alterações dramáticas na morfologia e fisiologia dos organismos, como a redução ocular, despigmentação do tegumento, alongamento dos apêndices e nas estratégias reprodutivas. A relativa inacessibilidade do meio subterrâneo constitui um desafio e a exploração de grutas providencia uma fonte contínua de novas janelas para a observação destes ecossistemas.

Nos últimos anos, Ana Sofia Reboleira (Departamento de Biologia & Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – CESAM, Universidade de Aveiro) tem dedicado a sua investigação à biodiversidade subterrânea, com grande ênfase em Portugal, mas também noutras regiões do planeta.

Organizada pelo Centro de Ecologia Funcional, a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, esta palestra dará uma vista geral sobre a exploração dos ecossistemas subterrâneos, as peculiaridades dos seus habitantes e sobre como a biologia subterrânea contribui para a evolução da ciência e para a manutenção da saúde humana.

A entrada é livre.