Noite de festa da Ciência em todo o país

A 30 de setembro, a Ciência volta sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas

28 setembro, 2016≈ 3 mins de leitura

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que nesta edição chega a 18 localidades distribuídas por todo o país, dá a oportunidade ao público de participar em várias iniciativas, pôr as mãos na massa, conversar com investigadores e muito mais.

O evento conta com a coordenação da Ciência Viva e com temas para todos os gostos: desde áreas mais ligadas à saúde, como o envelhecimento saudável e o melhoramento cognitivo, até ao impacto da ação humana no planeta, como as alterações climáticas e a exploração dos oceanos. As atividades são muitas e para todos, prometem os organizadores.

Em Coimbra, a NEI reserva supresas e espalha-se por todos os Centros Ciência Viva e também pela cidade. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Exploratório Infante D. Henrique – Centro de Ciência Viva de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro vão celebrar em conjunto uma noite dedicada à Ciência.

O evento conta com apresentações de filmes e debates dedicados às alterações climáticas, à ciência cidadã e aos riscos da tecnologia e da própria ciência. Vai haver a oportunidade de descobrir a vida nocturna das plantas e animais através de visitas guiadas. Dezenas de investigadores vão mostrar um pouco do seu trabalho em actividades para o público de todas as idades. Em curtas conversas o público pode ficar a conhecer mais sobre o cérebro, hormonas e alimentação, sobre o admirável mundo das células estaminais, sobre os efeitos da salinização dos solos, sobre o estudo das formas de escrever ao longo dos séculos, sobre conservação, restauro e preservação do património e muitos outros temas que pretende chamar a atenção e despertar o interesse dos visitantes.

Saiba mais sobre o programa no Facebook da Noite Europeia dos Investigadores, no site oficial e no Facebook do Museu da Ciência.