Novos professores catedráticos dão à UC “uma força coletiva maior”

Dez 13, 2019

Seis novos professores catedráticos tomaram posse na Sala do Senado a 13 de dezembro.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

tomada de posse professores catedraticos dez2019MC
Mário Gomes Augusto, Álvaro Garrido, Maria Raquel Freire, Luís Dias (da FEUC), Marília Pascoal Curado (da FCTUC) e Carmen Soares (da FLUC), com Amílcar Falcão durante a cerimónia.
Fotografia: © UC | Marta Costa

“Ninguém se esquece do dia em que se torna professor catedrático”, afirmou o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, durante a cerimónia de tomada de posse dos seis novos professores catedráticos da UC. De acordo com o responsável, o cargo traz “novas responsabilidades, não só para si, mas para o coletivo”.

Mário Gomes Augusto, Álvaro Garrido, Maria Raquel Freire, Luís Dias (da Faculdade de Economia), Marília Pascoal Curado (da Faculdade de Ciências e Tecnologia) e Carmen Soares (da Faculdade de Letras) aceitaram o desafio de “fazer mais e melhor” na Sala do Senado. São agora 166 os professores catedráticos da Universidade de Coimbra. “É com muito agrado que vejo aumentar o número”, continua Amílcar Falcão. “Dão-nos uma força coletiva maior e esta é fundamental para que a instituição se mova com mais qualidade”, sublinhou.

Da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Mário Gomes Augusto referiu o “assumir o compromisso com grande honra” na “grande universidade à qual me orgulho de pertencer”. O docente lembrou que foi na UC “que comecei a ensinar, mas sobretudo a aprender”.

Álvaro Garrido referiu a “honra e responsabilidade” que é ser professor catedrático. O docente defendeu o papel “de ajudar [os alunos] a pensar sobre uma ampla variedade de temas”. Por sua vez, Raquel Freire assumiu que é um “reconhecimento de um percurso académico” ao mesmo tempo que a tomada de posse dos novos professores catedráticos “dá à FEUC um novo fôlego e um novo alento”.

“Contem comigo para caminhar convosco”. Luís Cândido Dias tomou também posse com “humildade, gratidão, esperança e responsabilidade”. O docente da FEUC considera que “só se pode dizer que [um professor catedrático] tem êxito, se for coletivo”.

Foi com um discurso mais pessoal que Marília Curado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra tomou posse. Mostrando-se “disponível para contribuir para o ecossistema da UC”, a docente afirmou “trabalhar para melhorar interfaces, agilizar sistemas e envolver pessoas”.

“O Reitor da UC dá-me, em troca de uma promessa de compromisso e zelo, asas e uma varinha de condão”, afirmou Carmen Soares, da Faculdade de Letras da UC. Recém-empossada professora catedrática, lembrou que “ensinar é aprender todos os dias” e que espera continuar “a ver, nos vossos olhos, o brilho que os meus tinham quando estava desse lado”.

Veja aqui algumas fotos do evento:

Tomada de posse de seis professores catedráticos da UC

Marta Costa