O Coração da Ciência em exposição no CAV

A exposição O Coração da Ciência está patente no Centro de Artes Visuais até 12 de junho.

30 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© Jorge Molder

Nos 700 anos da Universidade de Coimbra (UC), o Centro de Artes Visuais (CAV) convidou fotógrafos a retratar a UC, quer através do seu “património material, relacionado com os museus, quer a paisagem humana, como retratos de estudantes”. Hoje, o projeto O Coração da Ciência é recuperado na sua totalidade e é apresentado ao público de uma forma alargada.

encontrar fotografias sobre espaços que, muitas vezes, não são de acesso público

Explica Catarina Portelinha que, dos trabalhos efetuados em 1991, “um pequeno conjunto foi selecionado para exposição”. “Agora, vamos expor tudo”, desvenda a produtora do Centro de Artes Visuais e curadora assistente da exposição. O Coração da Ciência apresenta-se com um núcleo expositivo ampliado que, para além das fotografias, mostra-se também “com recurso a vários objetos”. Estes vêm do departamento de Zoologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, ou do Museu de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina, para “integrar a exposição”, acrescenta Catarina Portelinha. E “muitos deles foram objeto das fotografias de artistas aqui representados”, afirma a responsável. Para a produtora do CAV, o ter a fotografia e o objeto, lado a lado, possibilita ao visitante “estabelecer novas leituras”.

Mas O Coração da Ciência quer ser também uma nova forma de olhar um “espólio museológico fora do contexto universitário, numa galeria de arte contemporânea”. Aqui, é possível “encontrar fotografias sobre espaços que, muitas vezes, não são de acesso público”, refere ainda Catarina Portelinha.

A inauguração está marcada para 31 de março, às 22 horas. A partir de 1 de abril, a exposição está aberta ao público das 14 às 19 horas, todos os dias (exceto às segundas) no CAV, de forma gratuita.

 

A exposição insere-se na programação da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, com o tema O Livro | No Princípio era o Conhecimento.

Pode conhecer toda a programação em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook da 18ª Semana Cultural, aqui.

Partilhe