O Inforestudante na palma da mão

02 fevereiro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Começou com um grupo de alunos e um projeto para uma cadeira. Ao procurar algo inovador e, ao mesmo tempo, útil para os estudantes, surgiu a ideia de passar para o móvel uma plataforma muito conhecida na Universidade de Coimbra (UC): o Inforestudante.

“Nem toda a gente anda com o computador atrás”, conta António Lima, um dos membros do grupo. “E, no que toca ao Inforestudante, dava bastante jeito se pudesse ser feito de uma forma mais natural, mais rápida e mais fácil”, adianta. O grupo de alunos de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) experimentou o Inforestudante com um olhar mais crítico. E, durante a experiência, depararam-se com algumas dificuldades que, com um dispositivo móvel, poderiam ser colmatadas. Daí a contactar a UC foi um passo, e a Divisão de Sistemas de Informação (DSI) dos serviços de informática da universidade (SGSIIC) enquadraram a iniciativa na estratégia de desenvolvimento de aplicações móveis. Assim surgiu o Inforestudante Mobile, uma aplicação disponível há cerca de um mês e que pode ser adquirida gratuitamente para dispositivos Android, na Play Store.

[sublimevideo settings=”youtube-id:-t4iEGdiCeE” width=”600″ height=”338″]

O responsável pela Divisão de Sistemas de Informação da UC (DSI-UC), Jorge China, conta que esta foi uma “colaboração muito positiva”, já que permitiu que os alunos desenvolvessem “trabalho com aplicação real e com claros benefícios” para a comunidade académica. O trabalho dos estudantes no Inforestudante Mobile foi enquadrado pelos serviços da UC, que elaboraram o design gráfico e desenvolveram os serviços de integração para a aplicação. O trabalho foi integrado nos desenvolvimentos realizados no âmbito do Projeto IES+Perto, um consórcio entre as Universidades do Porto, Coimbra, Aveiro e o Instituto Politécnico do Porto.

“O principal foco do Inforestudante Mobile é o consumo de informação”, sublinha António Lima. O aluno refere que, neste momento, a aplicação tem disponíveis os sumários, o material de apoio às aulas, notificações, horários de atendimento dos professores e informações sobre as cadeiras de cada aluno. Mas um dos pontos mais procurados e que a aplicação tem, é a disponibilização das pautas dos exames.

O Inforestudante Mobile é uma aplicação que na fase inicial está disponível apenas para dispositivos Android. É uma “primeira versão e será naturalmente evoluída de acordo com as necessidades e as sugestões dos utilizadores”, sublinha Jorge China. O responsável adianta que “está previsto para breve o lançamento de uma versão para dispositivos Apple” já que a UC “pretende levar os benefícios da aplicação móvel ao máximo de utilizadores”, conclui.

[sublimevideo settings=”youtube-id:vxiYfZKBY0M” width=”600″ height=”338″]

Até agora a aplicação Inforestudante Mobile já foi descarregada por cerca de 3 mil pessoas, com um “feedback inicial muito positivo”, de acordo com os responsáveis.  Faça o download da aplicação no google play.

A DSI-UC refere ainda que “apesar de não existir uma versão da aplicação móvel para todas as plataformas”, “já existe a possibilidade de integração do calendário do Inforestudante com a maioria dos dispositivos móveis”. Esta funcionalidade pode ser descarregada a partir da página do Inforestudante, no menu Horário.