“O inverno no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra” conquista prémio de Melhor Filme

08 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O filme “O inverno no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra” (JBUC) ganhou o prémio de Melhor Filme no Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (FIACULT 2014). O certame decorreu na semana passada em Florianópolis, no Brasil, e reuniu a concurso 37 filmes.

O filme, desenvolvido pela produtora TerraLíquida Filmes, conseguiu destacar-se em duas categorias neste festival que reuniu cerca de uma dezena de países participantes. Além do prémio de Melhor Filme, “O inverno no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra” arrecadou o Troféu Cubo de Cristal na categoria de “Natureza e Ecologia”.

Para a direção do JBUC “este é mais um prémio que muito significa para o Jardim Botânico e para a própria Universidade de Coimbra, pois é a prova que temos um produto turístico de alta qualidade, que vale a pena ser visitado. Além disto, estamos muito satisfeitos por poder utilizar um canal como os festivais de cinema turístico para divulgar o nosso espaço, a cidade de Coimbra e o próprio país”.

Com cerca de três minutos, o filme representa a essência do Jardim no inverno, mesclando os tons terra com os sons da natureza urbana num ambiente marcado pela neblina matinal. O filme tem vindo a participar numa série de festivais nacionais e internacionais de cinema turístico e esta é já a quarta premiação que alcança, tendo já conquistado troféus no Zagreb Tourfilm Festival, na Croácia, no Baku International Film Festival, no Azerbaijão, no Art&Tur em Barcelos, Portugal e agora, no FIACULT, no Brasil.

Ao todo, o FIACULT 2014 entregou 26 prémios, distribuídos por três categorias, a filmes, documentários e spots publicitários relacionados com a temática turismo. A seleção dos premiados coube a uma comissão de júris, que teve em conta também a votação online, onde o público podia escolher as películas preferidas.

O filme “O inverno no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra” pode ser visto aqui