O mundo dos instrumentos e dos suportes de escrita em workshop

As inscrições podem ser feitas até ao primeiro dia do workshop e o evento confere certificado de participação.

04 março, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Ao falar de livros pensamos em todos os géneros, desde os mais modernos e-books, aos mais antigos, copiados à mão, da época medieval. E foram precisamente estes últimos que motivaram a organização de um workshop de dois dias sobre o “Estudo e Manufatura de Instrumentos e Suportes de Escrita”.

O mote da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), O Livro | No Princípio era o Conhecimento, “estimulou-nos a dar o contributo nesta área da construção do livro”, explica a coordenadora científica da iniciativa, Maria José Azevedo Santos. Assim, nos dias 9 e 10 de março, os participantes vão ter oportunidade de entrar no mundo “do livro da idade média, em tudo, ou quase tudo, diferente do livro de hoje”.

Quem observa um livro integralmente feito à mão vê muitas vezes um viço, frescura e estado de conservação notáveis

De acordo com a docente da Faculdade de Letras da UC, vão ser abordados temas como “os materiais de escrita”, de que é exemplo, “por excelência”, o pergaminho. E durante o workshop pretende-se dar a conhecer várias curiosidades sobre o mundo da escrita da altura. Como por exemplo, “no princípio, o pergaminho era realmente uma pele (de animal) e todo o livro medieval era realmente em pergaminho, o que acrescentava força à escrita”, desvenda Maria José Azevedo Santos.

Mas vão ser abordados outros temas, como as tintas utilizadas, e os instrumentos utilizados. “Quem observa um livro integralmente feito à mão, que chega até nós com 500, 600 ou 700 anos, vê muitas vezes um viço, frescura e estado de conservação notáveis”, conta a responsável.

A iniciativa conta com uma parte teórica e uma parte prática, onde os participantes vão ter oportunidade de escrever sobre tabuinhas enceradas ou sobre pergaminho com penas de ganso. A sociologia da escrita é outro dos pontos a ser abordado, para que todos possam conhecer melhor como era a vida de quem escrevia e copiava os livros na época.

O Arquivo da UC vai receber o workshop que dura dois dias e é organizado pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura. A inscrição no evento tem um custo de dez euros e confere certificado de participação. Mais informações e inscrições podem ser feitas através de contacto por email para o centro: chsc@ci.uc.pt. O programa completo pode ser encontrado aqui.

 

Pode conhecer toda a programação em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook da 18ª Semana Cultural, aqui.

Partilhe