O poder do conhecimento é tema da terceira edição do Simpósio BEB

O simpósio vai realizar-se a 8 de setembro, no Museu da Ciência da UC.

31 agosto, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Refletir, olhar para trás e tentar ver quais são os frutos recolhidos ao longo destas 12 edições do programa doutoral”, estes são os objetivos do Simpósio BEB, de acordo com um dos organizadores, Marcos Gomes. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) recebe o evento desenvolvido pelo Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina (PDBEB) do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (CNC-UC). As inscrições para participar estão abertas até 5 de setembro e podem ser realizadas aqui.

Em latim “scientia potentia est” ou “conhecimento é poder”. Este é o mote da terceira edição do Simpósio BEB que vai contar com a participação de antigos alunos do PDBEB e investigadores doutorais em institutos portugueses e internacionais. Segundo Marcos Gomes, o tema encaixa-se “como uma luva numa universidade com tanta história como a UC”.

O organizador destaca que uma das singularidades da edição é a presença de antigos alunos que regressam “para que os jovens e futuros investigadores em Portugal possam ver exemplos concretos de pessoas que fizeram este programa doutoral”. Marcos Gomes sublinha ainda a presença de Thomas Schwarz, professor na Harvard Medical School, e Tomás John Ryan, investigador no Massachusetts Institute of Technology, profissionais que “estão a fazer trabalhos que têm impacto direto na investigação científica”, afirma.

“Ao mesmo tempo queríamos abrir o programa doutoral para a cidade”, acrescenta o responsável. Por isso, o programa tem reservado para a noite, um debate após as conferências, no Teatro da Cerca de São Bernardo. Com entrada livre, este pretende permitir a “interação entre os cientistas e o público em geral para discutirem sobre a educação e o impacto que efetivamente a educação e a ciência têm não só em Portugal, mas também no mundo”, afirma Marcos Gomes.

Durante o debate, o tema do simpósio vai transformar-se na pergunta “conhecimento é poder?”. Aqui, profissionais das áreas da ciência, política e sociologia, vão refletir e discutir com o público. Para Marcos Gomes vai ser possível “aproximar ciência da população de uma forma descomplicada em que as pessoas possam interagir, pressionar e perguntar”. O início do debate está marcado para as 21 horas,.

O Simpósio BEB realiza-se a 8 de setembro, no Museu da Ciência da UC. Para mais informações consulte a página.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.