Observação do Trânsito de Mercúrio no Observatório

07 novembro, 2019≈ 2 mins de leitura

© OGAUC

No próximo dia 11 de novembro, Mercúrio vai passar à frente do Sol durante cerca de cinco horas e meia.

O raro fenómeno, denominado trânsito de Mercúrio, vai poder ser visto no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), localizado no alto de Santa Clara.

O trânsito vai ter início às 12h34 e termina às 18h05. Com os telescópios do Observatório, devidamente equipados com filtros solares, vai ser possível ver Mercúrio passar lentamente à frente do Sol, como se fosse a cabeça de um alfinete sobre uma bola de ténis.

A fase final do trânsito não será observável em Coimbra, uma vez que o pôr do sol acontece às 17h20. Ainda assim será possível acompanhar esta fase através da internet. A observação direta deste fenómeno está naturalmente sujeita às condições meteorológicas de dia 11.

A 7 de novembro de 1631, Pierre Gassendi observou pela primeira vez um trânsito de Mercúrio, algo que Galileu Galilei nunca conseguiu observar. Desde então, já foram observados mais de vinte, o último dos quais a 9 de maio de 2016, também observado em Coimbra. O próximo trânsito de Mercúrio acontece daqui a 13 anos.

Milene Santos (com OGAUC)
Partilhe