Observatório promove observação noturna, visita guiada e sessão especial do Dia de São Valentim no Planetário

06 fevereiro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) vai promover três eventos de divulgação científica nos próximos dias: já amanhã (sexta-feira, 7), há mais uma sessão de observação noturna; sábado (8), o espaço abre portas para uma visita guiada; e sexta-feira, 14, acontece uma sessão especial de Dia de São Valentim no Planetário.

Como é habitual todos os meses, na sexta-feira mais próxima do quarto crescente (com realização sujeita às condições atmosféricas), o OGAUC vai acolher mais uma observação noturna (gratuita, sem necessidade de inscrição prévia). O evento inclui, a partir das 20h00, a palestra “Novidades em Alpha Centauri”, apresentada por  Miguel Pinto (no Edifício Principal); e entre as 21h00 e as 23h00, a observação da Lua com os telescópios, na Cúpula Astronómica.

No sábado, 8, entre as 10h00 e as 12h30, decorre a visita “Descobrir o Observatório”. A iniciativa – com inscrições obrigatórias e limitadas, através do endereço http://bit.ly/DescobrirObservatorio – inclui passagens pela Coleção Museológica, pelo Espetro-Heliógrafo e pelo Planetário.

Por fim, na sexta-feira, 14, entre as 18h30 e as 19h30, realiza-se a sessão especial de Dia de São Valentim no Planetário. A atividade – com inscrição obrigatória através do endereço http://bit.ly/PlanetarioSValentim – é limitada a 10 casais (20 pessoas).

Para mais informações acercas destas iniciativas, é possível contactar os promotores através do endereço observatorio.coimbra@gmail.com ou da página de Facebook do Observatório (https://www.facebook.com/ObservatorioGeofisicoAstronomicoUC/).

 

Rui Marques Simões
Partilhe