a carregar...

Vai ser lançado em Coimbra, a 22 de abril, o Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas. O lançamento vai ser feito durante o Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva, a decorrer no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Segundo Carlos Barreira e Isolina Oliveira, coordenadores do Colóquio, o objetivo deste Observatório, constituído no âmbito do consórcio entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta, é “criar comunidades de análise sobre as práticas educativas através da supervisão pedagógica por pares, envolvendo prioritariamente as estruturas de coordenação pedagógica, bem como promover a reflexão e incentivar a continuidade dos processos de autoavaliação desenvolvidos pelas equipas, constituídas para o efeito, nas escolas”.

O Colóquio “Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva” tem início às 9 horas e é dirigido a educadores e professores do ensino básico e do ensino secundário; técnicos de educação; investigadores e estudantes do ensino superior. Pretende-se analisar a relação entre a supervisão pedagógica e a qualidade das escolas e do desempenho docente e conhecer as práticas de supervisão pedagógica desenvolvidas pelas instituições de ensino.

A supervisão pedagógica “tem vindo a assumir-se como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento profissional docente e a melhoria das escolas, ao mobilizar os professores para formas de colaboração no âmbito da planificação da atividade letiva, de observação e partilha de práticas pedagógicas, assim como de reflexão sobre a eficácia de diferentes metodologias de ensino e avaliação”, salienta Carlos Barreira, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.

 

Veja aqui o programa da sessão:

Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva – programa

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo