a carregar...

“Oh as casas” é o tema da 20ª Semana Cultural da UC

Jul 24 • Sem comentários em “Oh as casas” é o tema da 20ª Semana Cultural da UC

À semelhança das edições anteriores, encontram-se abertas as candidaturas para submissão de projetos à Semana Cultural, até 24 de setembro, através do formulário online.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someone

Semana Cultural PA2017
Na 19.ª Semana Cultural foram promovidas, durante dois meses, 114 iniciativas em que participaram cerca de 11 mil pessoas.
Fotografia: © UC | Paulo Amaral

Partindo do verso e título de um dos poemas de Ruy Belo: “Oh as casas as casas as casas”, a Universidade de Coimbra (UC) já definiu o tema da sua 20ª Semana Cultural, que irá decorrer em 2018.

“Oh as casas” é o tema escolhido para representar os vários momentos fortes que irão marcar a UC ao longo do próximo ano.

2018 é o Ano Europeu do Património Cultural. A Universidade de Coimbra, Património Cultural por excelência reconhecido como sendo da Humanidade, assume na sua Semana Cultural essa ligação primordial aos edifícios que a receberam como casa.

Propomos, então, três casas – casa-património, casa-corpo, casa-mundo – para uma Semana Cultural que (se) ocupe de muitas moradas

«Uma Universidade é uma casa de conhecimento e, no caso da Universidade de Coimbra, a criação e transmissão desse conhecimento passou por várias casas que queremos lembrar e desfrutar nesta Semana Cultural», nota o Reitor da UC, João Gabriel Silva.

Também em 2018 acontece em Coimbra o maior evento polidesportivo de sempre em Portugal: os Jogos Europeus Universitários vão trazer uma dinâmica especial em julho. E «pensar em desporto faz-nos pensar no corpo também como uma casa: uma mente sã precisa de habitar um corpo são», salienta o Reitor.

Ainda em 2018, Coimbra acolhe a reunião intermédia do World Health Summit, dedicado a políticas globais de saúde, com particular atenção à prestação de cuidados de saúde em zonas de fronteira, onde as condições organizativas e sociais são difíceis.

O terceiro sentido de casa que «queremos sublinhar em 2018 é o da “casa comum”, como chamou o Papa Francisco ao planeta que habitamos na encíclica “Laudato Si”. A Terra que herdámos é, também, um património, um legado do qual urge cada vez mais tratar com cuidado e com a consciência do bem precioso que é», realça João Gabriel Silva.

«Propomos, então, três casas – casa-património, casa-corpo, casa-mundo – para uma Semana Cultural que (se) ocupe de muitas moradas», conclui.

Estão abertas as candidaturas para submissão de projetos à Semana Cultural, até 24 de setembro, através de formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeA7g-QSL5HHU_aMI0IX1kJS8d0TUkp0gnMEa6stG5L1XJK2Q/viewform.

 

Nota de Imprensa: Cristina Pinto

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo