Os caminhos dos navegadores em sessão especial no Observatório Astronómico

A Viagem de Fernão de Magalhães é revisitada a 1 de março, pelas 10 horas.

26 fevereiro, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Sempre teve curiosidade em conhecer “como era o céu de há 500 anos atrás”? Mais precisamente “que tipo de céu via Fernão de Magalhães durante a sua viagem”? A oportunidade de revisitar o céu que o navegador português viu durante a viagem de circum-navegação ao globo em 1519 é agora uma realidade. O desafio parte do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) durante a 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC).

A ideia é fazer a viagem e descobrir a mudança do céu noturno

“Comemorando a Viagem de Fernão de Magalhães” é o nome da iniciativa que tem lugar a 1 de março, para assinalar os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Maglhães. “A ideia é fazer a viagem e descobrir a mudança do céu noturno desde a nossa latitude de Portugal até às latitudes do Estreito de Magalhães”, explica Nuno Peixinho. De acordo com o investigador do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC, durante a sessão vai também ser possível “falar como é que os navegadores se orientavam e navegavam na época”. Para isso, vão ser dados a conhecer algum dos instrumentos náuticos da altura, como o astrolábio, a balestilha, o kamal ou o anel de Pedro Nunes.

Nuno Peixinho desvenda ainda algumas curiosidades reservadas aos participantes. Como a forma de calcular a posição do globo, que varia consoante a localização do navegador. Se está no hemisfério norte a posição é determinada através da Estrela Polar, se está no hemisfério sul, calculavam a latitude através da constelação do Cruzeiro do Sul. Ou calcular a distância a que estamos do horizonte, que tem a ver com a altura em relação à linha do mar.  A verdadeira razão porque “se punha alguém no mastro do navio. Era a pessoa que via muitos mais quilómetros e por isso o primeiro a ver terra”, conta o investigador.

Com início previsto para as 10 horas de 1 de março, sexta-feira, a sessão especial tem capacidade para 50 pessoas. A entrada requer inscrição, que pode ser feita através de formulário online: http://bit.ly/ComemorandoViagemFernaoMagalhaes

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

Marta Costa