Os “Desafios da Regulação no Setor Elétrico” vão ser debatidos em Coimbra

14 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Nos dias 14 e 15 de novembro, Coimbra recebe o III Seminário Internacional “Desafios da Regulação no Setor Elétrico”.

A iniciativa é organizada pelo Gesel – Grupo de estudos do setor elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do instituto de investigação INESC Coimbra e da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (UC), com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Centro e da EDP.

Ao longo do seminário, que vai decorrer na sede da Ordem dos Engenheiros, na Rua Antero de Quental, vão ser debatidos “os desafios da regulação e da expansão do setor elétrico, os novos desenhos de mercado para a expansão da produção, os desafios da distribuição frente às inovações tecnológicas, a integração de mercados e papel do segmento de transmissão, a busca do equilíbrio financeiro no segmento da distribuição e os programas de pesquisa e desenvolvimento e de eficiência energética”, afirmam os responsáveis pela organização.

Entre as proveniências dos oradores e moderadores, contam-se instituições de ensino superior, instituições de investigação e empresas do setor elétrico (Grupo EDP, Grupo ENEVA, Grupo CEMIG, Energisa), bem como os reguladores do setor elétrico brasileiro e português. Os temas serão tratados em modelo de debate aberto com a assistência, desencadeado por intervenções iniciais convidadas em cada tema.

Ainda de acordo com a organização, “dos debates resultará um conhecimento cruzado dos mais importantes desafios colocados à regulação do setor elétrico nos dois países, em particular face às inovações tecnológicas nos vários segmentos do setor e de novos desenhos de mercado bem como dos programas de promoção da eficiência energética”.

A presença de entidades com responsabilidades, competências e âmbitos de atuação tão diversificados, assim como o debate entre todos os profissionais e investigadores presentes, “deverão conduzir a um enriquecimento do conhecimento e da capacidade de intervenção no setor elétrico dos dois países, abrindo caminho a vias de cooperação num domínio tão importante para o desenvolvimento sustentável”.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia para o endereço eletrónico: solange@centro.oep.pt